quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Modernismo? Sim, Mário de Sá Carneiro

Desde já, admito: É despropositada a demora de um novo Post. Pedimos desculpa a todos aqueles que nos visitam e prometemos maior brevidade, arranjando forma de gerir o tempo de maneira a que este local tenha um espaço privilegiado no nosso "Diário"

Século XX e estamos no modernismo... Já Fernando Pessoa por cá passou, já Almada Negreiros teve também a atenção merecida(ou uma ínfima parte dela).Desta vez, trago comigo o melhor amigo de Pessoa(que se saiba), e o próprio se referia a ele desta forma. Mário de Sá Carneiro, está claro. Não se tivesse suicidado em tão tenra idade e com certeza hoje aclamávamos a sua obra de uma forma bem mais "exuberante", dada a originalidade e qualidade(subjectivismos à parte) da obra que temos ao nosso dispor.

Passo a citar.


Esperança:
isto de sonhar bom para diante
eu fi-lo perfeitamente,
Para diante de tudo foi bom
bom de verdade
bem feito de sonho
podia segui-lo como realidade

Esperança:
isto de sonhar bom para diante
eu sei-o de cor.
Até reparo que tenho só esperança
nada mais do que esperança
pura esperança
esperança verdadeira
que engana
e promete
e só promete.
Esperança:
pobre mãe louca
que quer pôr o filho morto de pé?

Esperança
único que eu tenho
não me deixes sem nada
promete
engana
engano que seja
engana
não me deixes sozinho
esperança.

Mário de Sá Carneiro


É assim a Esperança de cada um de nós?

(Se na vossa(Esperança), está o facto de este espaço ser mais dinâmico, faremos tudo para que não vos engane nem abandone)


Aceitando uma sugestão de um dos visitantes activos que felizmente temos neste local, deixo uma evidente marca daquilo que era o pensamento Modernista da altura, e particularmente o do próprio Mário de Sá Carneiro... Este, tendo noção que iría por um fim à sua própria existência escreve assim:


Fim(Quando eu morrer)

Quando eu morrer batam em latas,
Rompam aos saltos e aos pinotes,
Façam estalar no ar chicotes,
Chamem palhaços e acrobatas!

Que o meu caixão vá sobre um burro
Ajaezado à andaluza...
A um morto nada se recusa,
Eu quero por força ir de burro.




JR

6 comentários:

Anônimo disse...

Envio-te este link: http://nescritas.nletras.com/poetasacantar/PoetasaCantar/

Tens de copiar e colar.

Anônimo disse...

Eu não partilho da opinião do Tomé quando diz que somos só nós dois que vimos até aqui e deixamos comentários. Nestas coisas da blogosfera há muitos espectadores e nem todos comentam tudo. Quem publica sabe que isso acontece. Cabe, a quem publica, captar audiência, se assim o desejar,ou não, se conviver bem com o silêncio.
Abracinhos aos ninos

Anônimo disse...

Não sendo eu um blogger, falo apenas do que vejo. No entanto, percebo e fazem parte da minha área de interesse as questões relacionadas com web-marketing, SEO, etc.
Acho que a captação de audiência passa por fazer posts regulares, de interesse alargado e inovadores. Até agora, visito este blog mais por curiosidade quanto ao que se irá tornar do que outra coisa. IMHO, os posts poderiam passar de algo mais que recolha de textos/vídeos/músicas para análises dos mesmos, prosa ou poesia original, etc. Algo mais autêntico dos nossos autores, vá. Again, IMHO!

Nota: Gostei do template sim sr.

Anônimo disse...

Querer "ir de burro" para a morte e fazer desse momento um tempo de festa é uma verdadeira "pedrada no charco", seja no Modernismo, seja hoje. É esse tipo de discurso que me fascina, a mim, visitante habitual deste cantinho.

Claro que este template é muuuuito melhor!

Anônimo disse...

Hei! eu espreito o blog todos os dias a ver se há posts novos...e estou convicto que não sou o único.
Quanto ao facto de postarem mais vezes, acho que com o tempo que têm livre não dá para muito mais...
IMHO ( como diz o Tomé)
Mas força ai que 'tá a ir bem!

Ps: vejo que "alguém" já andou a "promover" o blog num dito "cantinho"... Acho muito bem e já devia ter sido feito antes!


Abraço

Anônimo disse...

IMHO é só querer. Bastam 3 minutos e... já está.

Abracinhos